Notícias

Você está em / Home / Notícias e Imprensa / Notícias / Conheça os benefícios da plataforma Draper para a colheita

Conheça os benefícios da plataforma Draper para a colheita

7 de julho de 2020

*Por Marcos Werner

Com o agronegócio cada vez mais tecnológico, torna-se fundamental o desenvolvimento de equipamentos capazes de oferecer produtividade e precisão em todas as etapas do trabalho no campo. As projeções da safra de grãos para 2019/2020 é das mais animadoras, o que coloca o Brasil em posição de destaque como país responsável por garantir o abastecimento de alimentos para cerca de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo, em meio à crise da pandemia de Covid-19. Mesmo diante de um cenário econômico instável, o agronegócio brasileiro apresentou alta de 0,6% no PIB (Produto Interno Bruto) do 1º trimestre deste ano, impulsionado pela safra de soja, de acordo com os números divulgados em maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Neste contexto, a Massey Ferguson, maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há quase 60 anos, lançou a Plataforma Draper DynaFlex 9300, disponíveis em dimensões que vão de 25 a 45 pés. O produto é uma evolução das Plataformas Draper DynaFlex 9250 e 9255 e proporciona mais simplicidade na manutenção, flexibilidade no trabalho e design arrojado com nova blindagem.

A série de plataformas Draper apresenta uma capacidade superior de corte do produto e flexibilidade para copiar o solo, com redução das perdas no processo de corte de até 10%. Já no processo de recolhimento, a redução de perda é ainda maior, com uma taxa de 30% a 40%. O implemento foi criado especialmente para ser acoplado em todas as colheitadeiras axiais da Massey Ferguson e em um modelo de colheitadeira híbrida.

Com essas possibilidades à mão, o produtor rural tem ganho financeiro com um menor consumo de combustível e perdas no processo de corte. Estima-se, por exemplo, que o produtor de soja ou trigo possa economizar de R$ 5 mil a R$ 15 mil em um ano de operação em relação ao uso de plataformas convencionais.

Com isso, a Massey Ferguson amplia seu portfólio, com atendimento a todas as regiões do Brasil e diferentes tipos de propriedades e topografias. Além de garantir produtividade e praticidade, a plataforma ainda assegura a qualidade da colheita, pois ela permite uma regulagem personalizada a partir de cada característica de solo e cultura, o que faz com que os grãos sejam tratados com delicadeza.

Para que se tenha total proveito, porém, é importante que o equipamento esteja regulado conforme cada tipo de grão, com ajustes de velocidade que podem ser feitos tanto na colheitadeira quanto na plataforma. Uma simples configuração influencia diretamente no grão e no tempo de colheita, ou seja, na produtividade. Esses são elementos que precisam estar no horizonte de todo produtor que deseja aproveitar o período de alta na colheita.

(*) Marcos Werner é supervisor de produto da AGCO América do Sul, detentora da marca Massey Ferguson

 

GALERIA DE IMAGENS