imagem header

Palmito pupunha é opção de cultivo rentável no Brasil

22/06/2018

O Brasil é o maior produtor e consumidor de palmito do mundo, responde por 85% da produção mundial, e a movimentação no mercado nacional é avaliada em US$ 350 milhões anuais, com geração de oito mil empregos diretos. Estima-se que o plantio de pupunheiras ocupe 20 mil hectares, principalmente nos estados de São Paulo e Bahia.

De acordo com a Embrapa, o cultivo de pupunheiras apresentou crescimento devido a características de bom rendimento, como a capacidade de rebrotar, a precocidade, a rusticidade e o vigor. Cliente da Massey Ferguson, a Delarco Agrícola, localizada em Monte Azul Paulista (SP), produz palmito pupunha em área em que há restrição ao plantio de cana-de-açúcar. “O cultivo possui alto potencial econômico, mas demanda cuidados com irrigação e extração de ervas daninhas. A cultura tem longevidade de mais de quinze anos para exploração, mas o consumo no Brasil ainda é considerado médio”, afirma Renato Delarco, administrador.

No site da Embrapa está disponível uma página com perguntas e respostas aos que cultivam ou que desejam iniciar no mercado de palmito pupunha. Clique aqui e confira detalhes sobre o plantio, os manejos e a colheita da cultivar.

 

Mais Notícias