imagem header

Família Riva e a sucessão da vida no campo

15/06/2018

“Sou terra, campo, galpão e algum manojo de crina, pois vou morrer com esta sina que é meu destino de peão”. Na música De Terra, Campo e Galpão, o tradicionalista gaúcho Luiz Marenco conta a história de um jovem que cresceu na lavoura e que dedica corpo, alma e coração ao trabalho. Contos como esse estão por todo o Brasil, espalhados por hectares que alimentam o país e o mundo. Do avô para o pai, do pai para o filho, do filho para o neto, a tradição de viver na lida é repassada e se perpetua. Na família Riva, o casal Adelar e Vandeli conduz os filhos Mateus e Genaro no caminho do campo, fortalecendo a sucessão para garantir a continuidade da vida no campo.

Com 30 hectares em Teutônia, na região central do Rio Grande do Sul, a família Riva possui 100 mil aves de corte e 80 vacas de leite responsáveis pela produção de 30 litros de leite/dia por animal. As aves estão distribuídas em cinco aviários e os bovinos são criados em confinamento. Além de avicultura e bovinocultura há o cultivo de milho, azevém e trigo destinados à silagem. “O que nos diferencia é a dedicação”, afirma Mateus.

Trabalho em família

Ao lado dos pais e com a ajuda de dois colaboradores, os irmãos realizam as atividades agrícolas na propriedade. “O trabalho no campo é um sonho que, com muito esforço e dedicação, se tornou realidade. Para nós a agricultura é um desafio, um risco e uma aposta da qual não sabemos o que esperar. Porém, em família temos mais opiniões para cometer menos erros”, declara.

Modernização na lavoura

Clientes da concessionária Samaq, a família Riva investiu em alta tecnologia para qualificar a atuação em Teutônia. Recentemente, adquiriu um trator MF 7719 Dyna-6, lançamento da Massey Ferguson. “É uma máquina com tecnologia que possui conforto e muita agilidade. Além disso, tem baixo consumo de combustível”, destaca Mateus. O agricultor, que já possuía tratores dos modelos MF 7140, MF 4297, MF 4275, MF 275 e MF 255, destaca o relacionamento com a marca: “existem várias razões pelas quais nós escolhemos a Massey Ferguson, entre elas, a qualidade, a interação com o cliente e o atendimento exemplar por parte da assistência técnica. A Samaq preza pelo relacionamento com o produtor em primeiro lugar com a satisfação de poder estar sempre ao nosso lado”.

Mais Notícias