imagem header

Ensacamento bananal: prática para manter a qualidade da fruta

23/01/2018

Qualidade é a palavra certa quando se fala em ensacamento de bananas. Nos bananais, a prática é muito comum para preservar os frutos de danos causados por doenças e pragas. Além disso, protege os frutos da aplicação dos defensivos, da poeira, do frio e das geadas.

A ação ajuda a aumentar a velocidade de crescimento das frutas, pois mantém a temperatura das bananas. A proteção é feita com sacos de polietileno com perfurações laterais, que permitem as trocas gasosas entre frutas e meio ambiente. De acordo com artigo publicado por Marcelo Bezerra Lima, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o ideal é que o ensacamento seja feito o mais cedo possível. “O mais comum é logo após a queda da última cráctea verdadeira. Essa época coincide com o momento em que a última penca apresenta seus dedos voltados para cima”, explica.

Bananal protegido

Em Cajati, interior de São Paulo, os produtores Marcos e Sofía Oishi cultivam 300 mil pés de banana prata em 240 hectares. Eles realizam o ensacamento dos cachos para a proteção dos frutos e manutenção da alta qualidade de produção.

Mais Notícias

Voltar