imagem header

Plantação de Crotalária ajuda a renovar a terra

04/12/2017

A Crotalária é uma leguminosa que ajuda no controle de nematoides, na descompactação do solo e na erosão. Ela é aplicada na rotação de culturas, podendo ser adotada antes e durante as safras. O produtor Antônio Fernandes Ferreira, de Riolândia, interior de São Paulo, adotou a prática. Ele cultiva milho, soja, tomate, feijão e sorgo.

Confira as espécies de Crotalária indicadas para as principais culturas:

·        Crotalária-breviflora: é recomendada para culturas perenes, como o café, por ter porte baixo e não ter caráter trepador. Produtores de hortaliças também são recomendados a usar este tipo de Crotalária.

·        Crotalária-juncea: esta espécie é ideal para os canaviais, pois apresentam resultados rápidos com produção de biomassa em maior quantidade.

·        Crotalária-ochroleuca: é empregada após o plantio de soja, com áreas em infestação por nematoides de cisto, galhas e lesões. A Crotalária-ochroleuca é excelente produtora de massa verde, o que possibilita também o uso como adubo em culturas como hortaliças, grãos, algodão, tabaco e cana-de-açúcar.

·        Crotalária-spectabilis: é considerada a mais eficiente na eliminação de nematoides do tipo galha, cisto e lesões radiculares. Os produtores de hortaliças, algodão, tabaco e cana-de-açúcar geralmente optam por esta espécie. 

Mais Notícias

Voltar